

Recentemente a Sencha lançou a versão beta de mais um “filho” que vem por ai, o Ext JS 6 Beta, ou melhor, um completo e unificado framework javascript.
Ext JS 6 vem com a proposta de unir Ext JS e o “hibernado” Sencha Touch em um só framework, assunto que vem sendo discutido e esperado a muito tempo na grande comunidade, afinal, cá entre nós, nesse mundo tecnológico, cheio de novidades e concorrências, já estava na hora.
Neste artigo, além de relacionar os principais novidades do framework, vale a pena citar também um pouco sobre dois novos produtos (Sencha Pivot Grid, Sencha JetBrains Plugin).
Vamos lá?
A história
Desde que foi lançado o Sencha Touch em meados de 2010, surgiu questionamentos sobre como desenvolver aplicações multi-devices com o já existente Ext JS e o Sencha Touch. Isso antigamente não era fácil ou talvez impossível de fazer, ainda mais que na época nasceu também o famoso Twitter Bootstrap com conceitos de layout responsivo e interfaces clean, que pra falar a verdade, fiquei com “invejinha”, hehe e queria fazer algo no Ext JS.
Evoluindo de pouco a pouco
Para não ficar pra traz, a Sencha começou a implementar melhorias no Ext JS para um futuro “merge”, onde nasceu o famoso Data Package (Ext JS 4.x), Class Loader, Classes de ultilidades,Sencha CMD, microloader, etc. isso foi primordial para esse tão esperado merge acontecer.
Consequentemente foi introduzido o suporte ao Touch na versão 5, especificamente para tablets e dispositivos desktop Touchs. Más isso ainda não estava legal, onde veio a impressão que o Sencha Touch morreu, mas que na verdade estava hibernado esperando algo novo ficar pronto.
O merge
Muitos ficaram curiosos em como seria esse tal merge que estaria por vir, inclusive eu, e então ficamos sabendo apartir do SenchaCon 2015 as novidades.
Os beneficios
Existe vários ganhos em cima disso, veja um pouco deles:
- Uma só API
- Compartilhamento de códigos (Store, Models, Controllers, etc)
- Fácil manutenção
Com a unificação da API, Exite agora 2 Toolkits, modern(para apps touchs em pequenas telas como smartphone), e classic (para apps desktops e tablets) onde desenvolvedores podem com facilidade desenvolver e portar aplicações e tornar multi-devices ou universais como a Sencha nomeou.
Triton Theme
Se você já baixou a versão Beta e está testando, já percebeu o novo tema Triton.
Esse tema, que na minha opinião é o melhor de todos, é o primeiro tema a fornecer suporte abrangente a “Font Icons”. A maioria dos ícones são do Font Awesome . Usando o tema Triton, teremos o luxo de controlar facilmente tamanhos, cores dos ícones da aplicação, uma vez que são baseados em fonts escaláveis.
Suporte à Promises
Ext JS 6 agora terá suporte básico à Promises, um recurso muito requisitado e que muitos micro-frameworks já possuem.
No futuro será incorporado Promises em várias partes do framework. No Ext 6 o suporte será básico e inicialmente no Ext.Ajax.request()
veja exemplos:
Ext.Ajax.request({ url: 'some/url', }).then(function (response) { // use response });
function getAjax (url) { // The function passed to Ext.Promise() is called immediately to start // the asynchronous action. // return new Ext.Promise(function (resolve, reject) { Ext.Ajax({ url: url, success: function (response) { // Use the provided "resolve" method to deliver the result. // resolve(response); }, failure: function (response) { // Use the provided "reject" method to deliver the error // reject(response); } }); }); }
Charts
Os gráficos de pizza 3D agora podem ter labels e ser configurados com aspectos 3d
Pivot Grid
O componente, podendo ser chamado de premium, permite criar relatórios super poderosos e consolidados, deixando as aplicações mais ricas.
Para que não sabe, a Pivot Grid foi lançada no Ext Js 3.0, logo desapareceu no Ext JS 4.x, foi adotada pela empresa Mz Solutions, agora está de volta oficialmente como um produto a parte mantido pela própria Sencha após adiquirir da Mz Solutions.
O componente vem com código renovado, para então ser compatível com Ext JS 5.1 e 6.x.
Sencha CMD 6
Sencha CMD 6 vem com um novo compilador de Sass, chamado Fashion, sendo assim não tendo mais dependência do Ruby e Compass para compilar os arquivos .scss.
Fashion
Que salão é esse Wemerson?
Calma ai! Fashion é um compilador SASS desenvolvido em Javascript em conjunto com PhantomJS, que roda no próprio navegador e usado para fazer build do SASS no Sencha CMD,
Além disso tem outro benefício ao usar o app watch, que permite que você rede a aplicação, processa os arquivos SASS e atualiza o CSS automaticamente, sem a necessidade de recarregar a página.
Sencha JetBrains Plugins
Para quem usa as IDE’s JetBrains poderá instalar o novo plugin, que ajudará significativamente na sua produtividade. Estou testando no JetBrains PhpStorm 9 EAP e aprovei. O Plugin possui autocomplete e permite que desenvolvedores tenha acesso rápidos a propriedades de configuração das classes, mixins, propriedades, eventos, métodos e muito mais.
Navegadores suportados
Modern Toolkit
DESKTOP
- IE11+
- Firefox e Firefox ESR (ultimas 2 versões)
- Google Chrome (ultima 2 versões)
- Safari 7+
MOBILE
- IE11+
- Safari 7+
- Android 4.0+ Chrome
- Android 4.4+ Native
Classic Toolkit
DESKTOP
- IE8+
- Firefox e Firefox ESR (ultimas 2 versões)
- Chrome (ultimas 2 versões)
- Safari 7+
- Opera (ultimas 2 versões)
TABLET
- Safari 7+ (iPad)
- Android 4.0+ Chrome
- Android 4.4+ Native
- Windows 8 Touch Screen – IE10+
Fontes adicionais
Conclusão
Ext JS 6 parece bem sólido e muito promissor, novos temas, ferramentas e modernidade. Vamos aguardar o grande lançamento em Julho/2015 e continuar nas torcidas que o sistema de licenças da Sencha um dia mude pra melhor.
Não percam o próximo artigo que estou preparando, onde irei abordar sobre o SenchaDash
Junte-se a comunidade Sencha brasil no Slack e no fórum brasileiro.
Um grande abraço e até a próxima! 😉